No dia 09 de Abril, os alunos dos 9°s anos matutino compartilharam o trabalho realizado em sala de aula com o tema A República Velha em Paródias. A partir de paródias, foram abordados os principais movimentos sociais ocorridos no Brasil durante o período compreendido entre os anos de 1889 e 1930, conhecido como República Velha.
Dentre as canções cantadas em paródia estavam Amida da minha mulher (Seu Jorge), Salve Jorge (Seu Jorge), De janeiro a janeiro (Roberta Campos), Amor de chocolate (Naldo) e Pelados em Santos (Mamonas Assassinas). Através das paródias os alunos compreenderam os problemas gerados pela desigualdade social no Brasil do início do século XX e a intensa busca por participação pelos grupos menos privilegiados.
E dessa forma, por meio do grande entusiasmo dos alunos, observou-se toda sua dedicação e comprometimento para a elaboração da atividade, e assim, reunindo todas as apresentações, foi possível consolidar um clima descontraído e divertido sem tirar o enfoque principal do trabalho: caracterizar os movimentos sociais do período estudado e desconstruir a idéia de um povo brasileiro inerte e passivo.
Por fim, fica evidente a importância de uma atividade ser trabalhada fora da sala, assim como os professores Paulo Afonso Caruso Ronca e Cleide do Amaral Terzi deixam claro explicando que na escola, quando surge o inusitado, principalmente com movimento, este transforma-se em elemento catalisador, amálgama favorável na aquisição do Conhecimento ou na interação social (1995).
Parabéns a todos os alunos dos 9°s anos e a toda EquIPE!
Professor Felipe Gonçalves Vieira.