No dia 09 de Abril, os alunos dos 9°s anos matutino compartilharam o trabalho realizado em sala de aula com o tema “A República Velha em Paródias”. A partir de paródias, foram abordados os principais movimentos sociais ocorridos no Brasil durante o período compreendido entre os anos de 1889 e 1930, conhecido como “República Velha”.

 

Dentre as canções cantadas em paródia estavam “Amida da minha mulher” (Seu Jorge), “Salve Jorge” (Seu Jorge), “De janeiro a janeiro” (Roberta Campos), “Amor de chocolate” (Naldo) e “Pelados em Santos” (Mamonas Assassinas). Através das paródias os alunos compreenderam os problemas gerados pela desigualdade social no Brasil do início do século XX e a intensa busca por participação pelos grupos menos privilegiados.

 

E dessa forma, por meio do grande entusiasmo dos alunos, observou-se toda sua dedicação e comprometimento para a elaboração da atividade, e assim, reunindo todas as apresentações, foi possível consolidar um clima descontraído e divertido sem tirar o enfoque principal do trabalho: caracterizar os movimentos sociais do período estudado e desconstruir a idéia de um povo brasileiro inerte e passivo.

 

Por fim, fica evidente a importância de uma atividade ser trabalhada fora da sala, assim como os professores Paulo Afonso Caruso Ronca e Cleide do Amaral Terzi deixam claro explicando que “na escola, quando surge o inusitado, principalmente com movimento, este transforma-se em elemento catalisador, amálgama favorável na aquisição do Conhecimento ou na interação social” (1995).

 

Parabéns a todos os alunos dos 9°s anos e a toda EquIPE!

 

Professor Felipe Gonçalves Vieira.