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A Escola

Proposta Pedagógica

Nossa proposta pedagógica baseia-se em teorias confirmadas pelos mais renomados pesquisadores da Psicologia da Aprendizagem, que afirmam que:

A mente infantil tem períodos definidos para cada aprendizagem específica, a que se convencionou chamar de janelas da aprendizagem ou períodos sensitivos à aprendizagem.

As janelas da aprendizagem, se usadas e bem sucedidas, fixam-se como instrumentos do pensamento. Se mantidas inertes é como se morressem. A cada velinha de aniversário que uma criança assopra, é como se ela estivesse fechando janelas de oportunidade, que jamais serão abertas uma segunda vez.

Logo na primeira infância, época em que a criança aprende a aprender, o tempo é essencial.

Até o primeiro ano de vida, as janelas escancaradas são as dos sentidos. “A criança está aberta para receber”. Toda estimulação sensorial desencadeia as sinapses e aumentam a estrutura cortical.

A inteligência, a sensibilidade e a linguagem podem e devem ser aprimoradas na escola, no clube e dentro de casa. É neste período que os sentidos retêm a aprendizagem que deverá ser refinada dos 3 anos em diante.

O desenvolvimento da criança só é possível pela mediatização do adulto. Só dentro de um processo de comunicação, primeiro afetiva e motora e depois emocional e verbal, é que podemos favorecer o desenvolvimento global da criança, ou seja, conhecer o melhor momento para estimular as conexões cerebrais que levam ao desenvolvimento das habilidades do indivíduo. O adulto é quem facilita inteligentemente o uso da mão, da voz e das atitudes da criança. São as condutas do adulto (na família, principalmente) que vão garantir a segurança do crescimento e do desenvolvimento harmonioso da criança.

Nosso agir pedagógico é baseado nestes conceitos, e com esta crença, planejamos nossa ação refletida nas diferentes inteligências (Howard Gardner). O que favorece ao educando a descoberta de suas habilidades e competências.

Os oito tipos de inteligência:

 

01

LINGUÍSTICA
T.S.Eliot

Permite aos indivíduos se comunicarem através da linguagem. Habilidade para fazer uso corrente e fluido da linguagem.


Ex.: professor, advogado, filósofo, político, líder religioso, vendedor.

02

LOGÍSTICO-MATEMÁTICA
Albert Einstein

Habilidade para trabalhar com elementos quantitativos, relações e operações numéricas em geral. Capacita aos indivíduos a usar e apreciar relações abstratas. Raciocínio lógico e compreensão dos modelos matemáticos.

 

Ex.: engenheiro, físico, químico, matemático, astrônomo.

03

CINESTÉSICA
Martha Granam

Domínio corporal e do movimento. Permite aos indivíduos usarem seu corpo, total ou parcialmente, de formas altamente especializadas.

 

Ex.: trapezista, malabarista, alpinista, dançarino.

04

ESPACIAL
Pablo Picasso

Possibilita às pessoas perceber as imagens, transformá-las e criá-las, a partir da memória. Sentido de movimento, localização no espaço e direção. Facilidade para “sentir”, diferenciar e dimensionar mentalmente objetos, estruturas mais complexas e espaços, habilidade para trabalhar com projeções, segundo ângulos e planos diferentes.

 

Ex.: pintor, escultor, arquiteto, paisagista.

05

NATURALISTA
Charles Darwin

Permite às pessoas distinguir, classificar e usar os elementos do meio-ambiente. Entendimento dos fenômenos da natureza.

 

Ex.:geólogo, biólogo, astrônomo e cientista.

06

INTERPESSOAL
Mahatma Ghandi

 

Capacidade de se relacionar com o outro, entender suas reações e gerar empatia. Capacita os indivíduos a reconhecer e diferenciar os sentimentos e intenções dos outros.

 

Ex.: psicólogo, psicanalista, professor, psicopedagogo.

07

INTRAPESSOAL
Sigmund Freud

Ajuda os indivíduos a diferenciar seus sentimentos e a desenvolver modelos mentais precisos sobre si mesmo. Auto-compreensão, auto-motivação e conhecimento de si mesmo.

 

Ex.: psicólogo, orientador educacional, orientador religioso.

08

MUSICAL
Igor Stravinsky

Permite às pessoas criar e compreender significados compostos e sons. Habilidade para identificar, reter e criar sons, melodias e ritmos. Expressão por meios dos sons.

 

Ex.: cantores, compositores, músicos, maestros.