IPE Instituto de Pesquisas Educacionais
28 3522-1071
Menu

Turing: A Lógica de Programação

Voltar

Introdução

O projeto Turing: A lógica de programação foi desenvolvido em resposta à demanda cada vez mais frequente por uma educação digital e, até mesmo, prevendo a necessidade de trabalhar a competência digital da Geração i.

Utilizando como base um material resultado da colaboração entre a Rising Stars e Miles Berry, da Universidade de Roehampton – experientes consultores e agentes da Hsis (Havering School Improvement Services) –, o projeto se propõe a facilitar a aprendizagem dessa geração para a compreensão lógica que está na base de toda tecnologia moderna.

Este projeto cumpre todos os requisitos de um programa de estudos de computação, de forma a desenvolver a compreensão dos alunos sobre os conceitos, as práticas e as perspectivas que sustentam a programação, bem como outros aspectos da Ciência da Computação e do uso de diversos softwares e de dispositivos conectados a computadores.

Ao mesmo tempo, proporciona uma ampla oportunidade para o trabalho criativo e compartilhado, no qual os alunos podem adquirir as habilidades de Tecnologia da Informação, além de desenvolverem a cooperação e o espírito de equipe. O projeto Turing também promove nos alunos a compreensão das implicações da tecnologia tanto para o indivíduo como para a sociedade, conforme eles avançam em seus processos de letramento digital.

A abordagem adotada neste material é fundamentada nas práticas mais modernas de ensino. Os conceitos de aprendizagem por meio de vivências, da cooperação e da prática por experimentação estão conectados ao longo do projeto.

A estruturação em unidades temáticas relativamente independentes possibilita a flexibilidade na ordem de apresentação do conteúdo e maior facilidade de relacionamento entre competências desenvolvidas no estudo de computação e as demais disciplinas escolares.

Por que Turing?

Alan Mathison Turing (1912-1954)

O inglês Alan Turing foi um matemático que demonstrou talento desde a adolescência. Ele é considerado o pai da Ciência da Computação e o pioneiro da Inteligência Artificial.

Formou-se em Matemática aos 18 anos. Depois disso, aos 24 anos, dedicou-se a conceber um dispositivo teórico que se tornou a base para o funcionamento dos computadores: a Máquina de Turing.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Turing trabalhou como funcionário do serviço de inteligência britânico. Liderando uma pequena equipe de cientistas, o matemático construiu a máquina eletromecânica Bombe, que foi capaz de decifrar os códigos de guerra gerados pela máquina Enigma, utilizada pelos nazistas. A Bombe permitiu que a Inglaterra e os países aliados previssem as ações militares dos alemães, o que contribuiu para o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945 e ajudou a salvar milhares de vidas.

Alan Turing faleceu aos 41 anos intoxicado por cianeto, composto químico que ele utilizava em experimentos em seu laboratório particular.

O projeto A lógica de programação traz Turing em seu nome em homenagem ao matemático e às suas inúmeras contribuições à Ciência da Computação.

Sinepes em Ação!

IPE premiado “Sinepe em Ação” - ONU

Escola Solidária

Selo Escola Solidária

Enem

Estamos entre os primeiros lugares.

Contato

  28 3522.1071

  ipeducacionais@outlook.com

 

  Formulário de contato

Localização

Rua Laudelina Louzada, 46

Bairro Campo da Leopoldina

Cachoeiro de Itapemirim - ES

CEP: 29305-367

 

  Acesse o mapa

© IPE Instituto de Pesquisas Educacionais. Todos direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web